Melanie Magalhães

Os jovens passam grande parte do seu tempo no ciberespaço, ficando expostos aos seus perigos. No mês de fevereiro comemora-se o dia mundial da internet segura pelo que, conheça como o seu filho pode beneficiar do ensino remoto de emergência 2.0 em segurança.

Em tempos de confinamento a Internet assume uma importância crescente nas nossas vidas, principalmente para os mais jovens, não só para entretenimento, mas também como meio para aceder ao ensino remoto de emergência 2.0.

Contudo, além dos inúmeros benefícios que a internet nos traz, mostra-se, muitas vezes, um terreno fértil para a proliferação alguns perigos. Assim, para um estudo em casa em segurança, é necessário explicar às crianças que devem ter alguns cuidados: não aceitar pedidos de contacto de desconhecidos; pensar bem antes de partilhar algum conteúdo, seja uma fotografia ou uma simples frase; não partilhar informações como contactos telefónicos, morada, escola que frequenta, palavras passe, etc; apenas deve instalar programas de origem fidedigna; não responder a mensagens e/ou e-mails duvidosos e não aceder a links de remetentes desconhecidos. Além disso, deve manter o antivírus e o software atualizado, em especial o sistema operativo e o navegador Browser, fazer backups da informação utilizar password no telemóvel/ computador/ tablet  e incentivar a criança avisá-lo sempre que alguma coisa o deixe desconfortável. Caso seja necessário, poderá contactar a Linha Internet Segura 800 21 90 90.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por admin
Carregar mais artigos em Opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Episódios de vida – Samora Machel e a Srª D. Maria Ferrolho

"Episódios de vida", uma crónica de João Bernardo Lopes …