Foram criados dezenas de lugares de estacionamento de bicicletas

No âmbito do programa “Poiares a Pedalar”, a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares (CMVNP) entregou dois prémios no valor de 100€ referentes ao segundo quadrimestre de 2020 a Luís Costa, no escalão M30 e Fábio Ferreira, do escalão sub30, numa cerimónia simbólica junto ao Complexo Desportivo.

Recorde-se que a iniciativa visa aumentar a utilização de meios de mobilidade suave, aumentado consequentemente os níveis de atividade física da população.

Segundo informação disponibilizada no sítio electrónica da autarquia, “muitas pessoas do município realizam trajetos curtos de casa para o trabalho/escola, inferiores a três quilómetros”, sendo a opção do uso de bicicleta “uma alternativa viável”.

O programa “Poiares a Pedalar” destina-se apenas a residentes no concelho, com um mínimo de 11 anos de idade e que frequentem o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares ou trabalhem numa empresa ou entidade local. Cidadãos que cumpram estes requisitos e que se inscrevam na iniciativa devem enviar semanalmente uma fotografia com a sua bicicleta e efetuar o registo do percurso através de uma aplicação móvel.

De acordo com comunicado enviado a este quinzenário, João Miguel Henriques, presidente da CMVNP, considera que “este projeto assume grande relevância no município, desde logo por contribuir para o aumento da atividade física pela população e, consequentemente, para um reforço dos níveis de saúde pessoal e comunitária, mas também no âmbito ambiental, dado que pretende diminuir de forma significativa o tráfego automóvel, sobretudo em viatura própria”.

Os prémios são distribuídos por três categorias (sub17: dos 11 aos 17 anos, sub30: entre os 18 e os 30 anos e M30: idades superiores a 31 anos), sendo entregues quadrimestralmente. Cada categoria recebe um prémio no valor de 100€, a que se junta ainda a categoria “Prémio Anual”, com o mesmo valor, a ser definido pelo público em geral através de uma votação na internet.

Agrupamento de Escolas celebra semana da mobilidade

Sob o tema “Emissões Zero, Mobilidade para Todos”, o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares participou na Semana Europeia da Mobilidade, refletindo o objetivo da União Europeia em ser “o primeiro continente neutro em termos climáticos até 2050”.

Assim, e aproveitando o programa “Poiares a Pedalar”, os alunos da turma 7.ºB participaram numa ação de promoção de atividades no Parque da Raça Poiarense, com recurso a bicicletas, realizando alguns circuitos de mobilidade.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Mariana Domingos
Carregar mais artigos em Vila Nova de Poiares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Tiago Neto e Paulo Fragoso aproveitaram pandemia para compor

Desde muito cedo que o “bichinho” das concertinas entrou na vida de Tiago Neto e de Paulo …