Beatriz Rocha, jovem voluntária, conta ao Trevim a experiência de recolher lixo na praia fluvial da Senhora da Piedade

O Dia Internacional da Juventude, celebrado a 12 de agosto, não passou em claro na Lousã.

Em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Câmara Municipal da Lousã (CML) levou a cabo uma ação de sensibilização sobre sustentabilidade ambiental, que contou com a participação de 20 jovens entre os 16 e os 30 anos.

Com um maior foco nas ações sensibilização e dinâmicas de grupo junto dos banhistas, em especial no adotar de boas práticas ambientais, alguns dos voluntários partiram para a recolha de resíduos na praia fluvial da Senhora da Piedade e zona envolvente.

Beatriz Rocha, uma das jovens participantes nesta ação de voluntariado explicou ao Trevim que foi encontrado mais lixo do que era espectável. “Recolhemos desde garrafas, latas, plásticos, papéis, máscaras…havia de tudo um pouco, mas aquilo que sobressaiu à vista foram as beatas”, contou.

Apesar da zona envolvente da piscina da Senhora da Piedade ser limpa todos os dias pelos funcionários da CML, há locais, incluindo os trilhos, onde é “impossível limpar com a mesma periocidade e, por isso, foi uma surpresa decepcionante a quantidade de lixo que foi encontrada nesses locais”, reiterou Beatriz Rocha. “Não há qualquer desculpa para a quantidade de lixo que se encontrou, pois a zona em si tem imensos contentores”, concluiu.

Quando questionada por este quinzenário quanto à experiência de participar neste tipo de eventos, Beatriz Rocha, de 23 anos, considerou “ser fundamental para consciencializar as pessoas para a urgência de combater as alterações climáticas”, acrescentando que foi uma experiência “muito gratificante”. Espera ainda “repetir esta ação, em breve, noutras zonas da Lousã e com um grupo maior de voluntários”. Todos os participantes na iniciativa receberam um kit constituído por luvas, máscara, álcool gel, t-shirts, bonés, cantis e sacos tipo mochila, tendo sido acompanhados por um coordenador do IPDJ.

Para assinalar o Dia Internacional da Juventude, e tal como em anos anteriores, a CML concedeu também a entrada gratuita de jovens até aos 30 anos na piscina do Parque Carlos Reis, durante todo o dia.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Mariana Domingos
Carregar mais artigos em Concelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Comércio local dinamizado no período natalício

Em tempos de pandemia o comércio típico viu-se bastante afetado, em especial as s lojas, c…