Iniciou em agosto de 2019 o processo referente à empreitada de execução do sistema elevatório e emissários de Serpins (Rodas) e Casal de Ermio.

Depois de lançado o concurso pelas Águas do Centro Litoral (AdCL), que previa um valor base superior a um milhão e meio de euros e uma duração estimada de 365 dias, as duas empreitadas foram adjudicadas à empresa Marsilop – Sociedade de Empreitadas, S.A, pelos valores de 575 mil euros (Serpins – Rodas) e 800 mil euros (Casal de Ermio).

Segundo contou o Gabinete de Comunicação e Educação Ambiental da AdCL ao Trevim, os trabalhos para instalação de saneamento em Serpins e Casal de Ermio estão previstos “ter início até ao final do corrente ano”.

A empresa prevê drenar o efluente das povoações de Casal de Ermio, Vale Sancho, Ceira dos Vales, Vale Escuro, Ponte e Videira, representando “cerca de 1040 habitantes para a estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Semide/Poisão”, realizada através do emissário já construído pela AdCL, em Foz de Arouce, conducente ao sistema elevatório da mesma localidade.

Segundo a mesma fonte, para a recolha do efluente destas povoações “será necessária a construção de aproximadamente 4,9 quilómetros de rede, bem como duas estações elevatórias intermédias”.

Já no que concerne à empreitada em Serpins, está prevista a construção “de um emissário ao longo do Rio Ceira, com cerca de 2,5 quilómetros de extensão e de um sistema elevatório”, a montante da ETAR de Serpins. Este emissário deverá tratar adicionalmente o efluente das povoações de parte de Serpins, Tojal, Relvas, Outeiro, Cova do Barro e Moinhos (cerca de 400 habitantes).

Recorde-se que na Assembleia de Freguesia de Serpins de 29 de junho de 2019, foi prestada informação de que esta instalação atravessará terrenos privados e pertencentes à Junta de Freguesia, pressupondo uma indemnização de forma igual aos visados particulares e à autarquia, como prevê o código das expropriações.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Mariana Domingos
Carregar mais artigos em Concelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Comércio local dinamizado no período natalício

Em tempos de pandemia o comércio típico viu-se bastante afetado, em especial as s lojas, c…