O Bloco B da Escola Secundária da Lousã acolheu a exposição de “Panos Típicos de Portugal”, inserida no  Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES), na semana da alimentação, de 14 a 16 de outubro.

Todos os que por ali passaram não ficaram indiferentes a esta mostra, que, ao  incluir toalhas, panos de louça, guardanapos, sacos de pão, sacos para o lanche e naperons, procurou homenagear, não só os panos utilizados pelas nossas avós, mães, tias e outros familiares, ao longo dos últimos 100 anos, mas, também, dar a conhecer aos alunos a diversidade cultural, em têxteis, de uso quotidiano.

Aos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem – Sala Mediadora de Aprendizagem, na Escola Secundária da Lousã e às professoras da Educação Especial que os acompanham, coube a demorada missão de assegurar a organização e a  catalogação das peças cedidas e a montagem da exposição.

O estendal que nos fez lembrar e cantarolar alguns versos da música “Aldeia da Roupa Branca”, interpretada por Beatriz Costa, em 1938, proporcionou momentos de recordação, de história e de arte, que foram, mais tarde, replicados nas escolas EB1 e EB2 do Agrupamento de Escolas da Lousã.

 

Filomena Henriques

Professora de Educação Especial

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Carlos A. Sêco
Carregar mais artigos em Arquivo
Secção de comentários fechada.

Veja também

Editorial – O Trevim em tempos de Covid-19

Ouvir Os tempos que atualmente vivemos tem sido tempos difíceis quer a nível das pessoas q…