A palavra inclusão, praticamente desconhecida, até há uma década atrás, assumiu uma presença, cada vez mais frequente, nos discursos educacionais, sociológicos e até políticos.

No campo da educação, a palavra inclusão é aquela que estabelece o direito de todas as crianças e jovens a terem acesso à participação, de modo pleno e efetivo, aos mesmos contextos educativos, ainda que seja necessário  garantir que todos, sem exceção, tenham os apoios necessários, de modo a concretizar o seu potencial de aprendizagem e de desenvolvimento.

Sendo a inclusão feita de todos e para todos, isso implica práticas e aprendizagens cooperativas e colaborativas que o nosso agrupamento tem estado a concretizar.

Deste modo, aquando da construção da árvore de Natal, elaborada por todos os intervenientes educativos (alunos, assistentes operacionais e professores) do Centro de Apoio à Aprendizagem – Sala de Ensino Estruturado, para decoração do bloco polivalente da Escola Secundária da Lousã, a diretora da turma A, do oitavo ano, Teresa Pôncio, deslocou-se acompanhada dessa turma a este Centro de Aprendizagem e TODOS decoraram a árvore com as estrelas do projeto “Make – A – Wish Vai à Escola”, cedidas pela professora Maria Alice Rodrigues.

A vontade de participar daqueles que vieram, aliada às mais variadas emoções refletidas no rosto daqueles que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem – Sala de Ensino Estruturado, despertou em todos o sentimento de pertença e, por conseguinte, uma atividade muito enriquecedora e inesquecível para todos!

Filomena Henriques

Professora de Educação Especial

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Carlos A. Sêco
Carregar mais artigos em Arquivo
Secção de comentários fechada.

Veja também

Editorial – O Trevim em tempos de Covid-19

Ouvir Os tempos que atualmente vivemos tem sido tempos difíceis quer a nível das pessoas q…