No dia 27 de novembro, os alunos das Salas Mediadoras de Aprendizagem 1 e 2 da EB N.º1 tiveram a oportunidade de visitar o Quartel dos Bombeiros Municipais da Lousã, uma atividade dinamizada pelas respetivas docentes de Educação Especial em parceria com o Serviço Educativo da Câmara Municipal.

Alunos, professoras, assistentes operacionais e técnicos da CML percorreram as instalações acompanhados por dois elementos da corporação que amavelmente deram a conhecer a dinâmica de um corpo de bombeiros e a missão daqueles que são hoje apelidados de “heróis sem capa”. Os nossos jovens puderam manusear equipamentos específicos, subir à torre e ver de perto veículos de socorro e de combate a incêndio, encarnando por breves e inesquecíveis momentos o papel dos que enveredam por esta profissão tão altruísta.

De sorriso rasgado, os alunos terminaram a visita agradecendo a disponibilidade dos presentes e registaram a ocasião com uma fotografia tirada à saída do edifício, tendo consciência da importância destes homens e mulheres na comunidade em geral.

O grupo seguiu depois para a Biblioteca Municipal, onde foi carinhosamente recebido pela bibliotecária e onde ouviu uma história alusiva ao Natal que apelava aos verdadeiros valores desta época festiva, tendo regressado à escola posteriormente.

Um bem-haja aos profissionais que proporcionaram a estes alunos tais experiências enriquecedoras, ao dar a conhecer o seu dia-a-dia e permitindo a estes jovens começarem a perspetivar o seu futuro numa aprendizagem efetiva em contexto real.

Docentes:

SMA1- Ana Luísa Dias e Sílvia Leal

SMA2- Anabela Marques e Fátima Pedroso

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Carlos A. Sêco
Carregar mais artigos em Arquivo
Secção de comentários fechada.

Veja também

Editorial – O Trevim em tempos de Covid-19

Ouvir Os tempos que atualmente vivemos tem sido tempos difíceis quer a nível das pessoas q…