Avançar para o conteúdo principal

Não será crime desmantelar esta linha ferroviária?

O manifesto do MDRL está datado de 16 de dezembro de 2009, duas semanas depois de ter sido interrompida a circulação dos comboios entre Serpins e Miranda do Corvo, para dar início ao arranque dos carris. Dez anos depois coloca questões cada vez mais pertinentes e outras ainda hoje por esclarecer.

“Há 103 anos, em 16 de dezembro, na sequência de um processo atribulado, era estabelecida a primeira ligação por comboio entre Coimbra, Miranda e Lousã. Desde então o centenário ramal tem sido uma importante alavanca do desenvolvimento da região ao proporcionar a mobilidade de pessoas e mercadorias.

Por isso o Movimento de Defesa do Ramal da Lousã entende ser oportuno questionar: quando por toda a Europa e no próprio país se aposta na ferrovia vamos dar-nos ao luxo de desmantelar um ramal centenário para adotar um milionário projeto de metro sem viabilidade económica comprovada, num trajeto de zona florestal que se quer urbanizar à força para arranjar clientes?

Ao contrário da grande propaganda que se faz, a reabilitação e eletrificação das linhas ferroviárias existentes, com material circulante adequado, é uma solução moderna, eficaz e económica, cada vez mais adotada para o transporte suburbano de passageiros. Como tem acontecido em tantos locais do país: Braga, Guimarães, Castelo Branco, Barreiro e ramais de Leixões e Vendas Novas (neste caso até reabrindo linhas desativadas).

Neste contexto em que até a anterior secretária de Estado dos Transportes recentemente garantia que já lá vai o tempo de encerrar linhas ferroviárias, é caso para questionar: que poderosos interesses impedem o desenvolvimento da ferrovia ao serviço das populações na região de Coimbra? Quem são os promotores e os cúmplices de uma tal orientação?

Por isso insistimos: não será um crime a destruição de uma linha ferroviária que serve tantos milhares de utentes e com tantas potencialidades para o futuro desenvolvimento da região interior do distrito?

Como é possível que para o grande investimento que se anuncia no chamado Metro Mondego (mais de 300 milhões de euros) não se conheçam estudos de procura e de viabilidade económica, nem o modelo de financiamento que assegure a sua sustentabilidade, nem análises custo/benefício comparando esta e outras alternativas?

Por tudo isto o MDRL reclama que se suspenda o anunciado desmantelamento do Ramal da Lousã e se avalie a solução alternativa que consiste na sua eletrificação e modernização, que é viável sem a interrupção do serviço ferroviário e sem pôr em causa a mobilidade de milhares de utentes que dependem deste meio de transporte para acesso aos locais de trabalho, de ensino e cuidados de saúde.

Uma alternativa que, além de ser mais favorável aos utentes, se evidencia como bem mais amiga dos contribuintes, do ambiente e do interesse público, pela maior racionalidade económica quanto ao investimento em infraestruturas, material circulante e futura exploração.”

16 de dezembro de 2009

O Movimento de Defesa do Ramal da Lousã

Tags:
Autor: Carlos A. Sêco

0 Comentários

Meteorologia

Artigos relacionados

Trevim: Leia também O Pimpolho Cartunes
18 Abr 2024 11:48 AM

O Pimpolho, de José Sarmento

Ler artigo
Trevim: Leia também Humor a Sêco Cartunes
18 Abr 2024 11:45 AM

Ler artigo
Trevim: Leia também Centenas acompanharam Senhora de Piedade no regresso à vila Sociedade
18 Abr 2024 11:42 AM

Diz o ditado que ‘a descer todos os santos ajudam’ e talvez tenha sido o caso. Uma forte mobilização popular acompanhou a imagem da Senhora da Piedade no regresso à Igreja Matriz da Lousã, no dia 14 de abril, que...

Ler artigo
Trevim: Leia também Lousanenses asseguram manutenção na Honra Desporto
18 Abr 2024 11:40 AM

Mesmo perdendo em casa naquele que foi um dos melhores jogos da temporada o Rugby Club da Lousã assegurou a permanência na elite do râguebi português já que o CDUP, que ocupava a última posição, perdeu em casa contra o...

Ler artigo
Trevim: Leia também Tribunal do Desporto manda repetir eleições na AFC Desporto
18 Abr 2024 11:37 AM

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) condenou a Associação de Futebol de Coimbra (AFC) a repetir as eleições, realizadas em dezembro com apenas uma lista e que reconduziram Horácio Antunes como presidente da direção para o mandato de 2023 a 2027. ...

Ler artigo
Trevim: Leia também Patrícia Martins regressa com o pé direito à competição Desporto
18 Abr 2024 11:34 AM

A Federação Portuguesa de Judo (FPJ) realizou no 6 de abril no Pavilhão Municipal do Fontelo, em Viseu, o Campeonato Nacional de sub-23 e, no dia 7, o Campeonato Nacional Universitário FPJ/FADU. Patrícia Martins, judoca do Montanha Clube na Lousã,...

Ler artigo
Definições de Cookies

A TREVIM pode utilizar cookies para memorizar os seus dados de início de sessão, recolher estatísticas para otimizar a funcionalidade do site e para realizar ações de marketing com base nos seus interesses.

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.
Estes cookies são usados ​​para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.
Estes cookies são usados ​​para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Cookies estritamente necessários Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site. Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies de funcionalidade Estes cookies são usados ​​para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site. Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho Estes cookies são usados ​​para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site. Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores. As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.