O salão da Sociedade Filarmónica Lousanense encheu-se de música na festa dos 20 anos do Grupo de Cantares das Gândaras, no último sábado, dia 6. O serão cultural de aniversário possibilitou a participação de outros grupos pertencentes à Associação Recreativa Cultural e Social das Gândaras (ARCSG), numa mostra de juventude e dinâmica.

A “Orquestra Ligeira das Gândaras”, “As Cantigas dos Traquinas” interpretaram conjuntamente alguns temas conhecidos do público, dando espaço também à Turma de Guitarra da Escola de Música das Gândaras para mostrar o resultado da sua aprendizagem. Numa atuação viva, com recurso a vários instrumentos (cavaquinho, bombo, acordeões, violino), o grupo aniversariante apresentou alguns temas do seu repertório atual, que se distancia das canções mais tradicionais que integram o primeiro CD, gravado em 2001.

“Esta parte do reportório é muito recente, essencialmente só tocávamos temas tradicionais daqui, as pessoas traziam uma letra e cantavam um bocadinho”, explicou Valter Correia, músico e maestro do grupo desde a primeira hora, acrescentando que o passar do tempo trouxe a necessidade de introduzir outras canções da região, como é o caso de alguns temas conimbricenses, que habitualmente se ouvem nas festas dos estudantes, como “Traçadinho”, “Sete e Pico, Oito e Coisa, nove e tal”, entre muitos outros.

Leia a notícia completa na edição impressa do Trevim n.º 1402

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Márcio Carinhas
Carregar mais artigos em Arquivo
Secção de comentários fechada.

Veja também

ADFP quer móveis trazidos por refugiados sírios

Ouvir Após os 18 meses em que esteve acolhida pela Fundação ADFP, de Miranda do Corvo, no …