Dia 18 de outubro, a cidade de Lisboa foi o local escolhido para a apresentação da 29.ª Feira do Mel e da Castanha, uma das feiras mais antigas do país, que decorre de 16 a 18 de novembro, no Parque Municipal de Exposições da Lousã.

O dia abrangeu várias ações de promoção dos produtos da Lousã que começaram no Largo do Corpo Santo, junto ao Cais do Sodré com provas de degustação do Mel da Serra da Lousã de Denominação de Origem Protegida (DOP), um dos produtos mais característicos do concelho, promovidos na capital.

Nave de Exposições recebe gastronomia regional

O certame vai contar com mais de 150 expositores, cerca de duas dezenas de apicultores DOP da Serra da Lousã, a cooperativa que gere DOP do Ribatejo Norte, convidada pela Cooperativa Lousamel, 18 vendedores de castanha e frutos secos e 34 instituições, onde se incluem escolas e associações locais. Estarão ainda presentes, no exterior da nave de exposições, 60 artesãos, cinco tasquinhas de gastronomia dinamizadas por associações do concelho, com enfoque na chanfana, e 12 produtores de produtos gastronómicos com representatividade nacional, com enchidos, queijos, vinhos, licores e cervejas artesanais.

Mel e Licor Beirão brilham no Festival Sabores de Outono

Até ao próximo domingo, 18 restaurantes do concelho da Lousã acolhem o Festival Gastronómico Sabores de Outono, que regista a maior participação de sempre a nível de restauração, segundo Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal da Lousã, a entidade organizadora.

Os restaurantes aderentes apresentam, durante 10 dias, ementas que primam pelos produtos endógenos do município, mas também pelos sabores típicos de outono. Seja nas entradas, pratos principais ou nas sobremesas, a maioria dos estabelecimentos dá lugar de destaque ao Mel Serra da Lousã de Origem Protegida (DOP), ao Licor Beirão, mas também à castanha.

Leia a notícia completa na edição impressa do Trevim n.º 1390

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por 
Carregar mais artigos em Arquivo
Secção de comentários fechada.

Veja também

Quatro detidos em festa ilegal com 31 pessoas no Catarredor

A detenção surgiu na sequência de uma denúncia de uma festa numa moradia, na aldeia do Cat…