Paisagens serranas juntam-se a fotografias de zonas costeiras na exposição de João Almeida intitulada “Fragmentos de um só tempo… (viagens entre as serras e o mar)”, a inaugurar este sábado, dia 3, pelas 15:00, no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos.

Indo ao encontro da convicção do autor, segundo a qual “todos os sonhos bons têm poesia e música”, a cerimónia inaugural da mostra vai contar com uma atuação do músico Jorge Baptista e com momentos de poesia da autoria de Ana Souto de Matos. “Eu vejo as palavras que ela escreve nos pixéis das fotos que eu imagino”, referiu João Almeida ao Trevim, a propósito dos poemas da autora do blogue Maria da Serra Verde.

A fotografar desde 2012, João Almeida adotou a vila da Lousã onde reside para modelo das suas imagens, sobretudo no que diz respeito à biologia, tendo já uma coleção de imagens de veados e de várias espécies de borboletas que povoam a paisagem bucólica da Lousã.

“Esta mostra expõe os ritmos da natureza no estado mais idílico, mais puro, sob o olhar atento de uma lente sensível aos sons, aos cheiros e às texturas da biosfera”, refere a Câmara Municipal da Lousã, em nota de imprensa. O autor conta já com vários prémios de fotografia, exposições  e múltiplas presenças em revistas e sites prestigiados da especialidade, de que são exemplo as revistas “National Geographic”, “Mundo da fotografia”, “Zoom”, “Phocal photovision”, “Fotomanya” “ARTFreelife” “The Pentaprism” “Imaginarium” e os sites internacionais “Fin Arte”,“1x.com”, sendo um dos autores do livro de fotografia “A nossa escolha” da editora “Almalusa”, lançado em dezembro de 2017.

 

 

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Márcio Carinhas
Carregar mais artigos em Arquivo
Secção de comentários fechada.

Veja também

ADFP quer móveis trazidos por refugiados sírios

Ouvir Após os 18 meses em que esteve acolhida pela Fundação ADFP, de Miranda do Corvo, no …