Foi realizada no passado dia 5 de dezembro a Assembleia Geral da Dueceira – Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça, em que foram aprovados por unanimidade o Plano de Actividades e Orçamento para 2018. No próximo ano, a associação tenciona levar a cabo a implementação do DLBC Rural Dueceira2020 para o período 2017/2020 na qualidade de Gal – Grupo de Acção Local reconhecido e credenciado para gestão de medidas no âmbito do PDR2020 Programa de Desenvolvimento Rural. Neste âmbito, prevê-se a adoção de medidas de apoio à pequena agricultura, a transformação e comercialização de produtos agrícolas, a diversificação da atividade agrícola bem como os circuitos curtos, mercados locais e a renovação de aldeias. No âmbito do Centro 2020 Programa Operacional Regional, nomeadamente ao nível do SI2E, haverá um conjunto de incentivos ao empreendedorismo e emprego para apoio às micro e pequenas empresas dos concelhos da Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares.

Será também criado o projeto “Trilhos da Natureza na Serra da Lousã”, pelo Provere iNature para a zona classificada da Rede Natura 2000. Numa escala mais internacional, há a destacar os projetos de cooperação transnacional com os PALOP e com outros países europeus e a candidatura ao programa de iniciativa comunitária Life Ambiente. Refira-se ainda a consolidação e realização de ações conjuntas com as parcerias, no âmbito do quadro associativo e também a nível regional com a Comunidade Inter Municipal Região de Coimbra e a nível nacional com a Federação Minha Terra, perspetivando a prossecução da EDL – Estratégia de Desenvolvimento Local e respetivo programa de ação. 

Nesta assembleia houve também a adesão de novos associados institucionais, nomeadamente o Conselho Diretivo dos Baldios de Candal, Cerdeira e Catarredor, o Clube de Empresários de Miranda do Corvo e a ADSCCL – Associação de Desenvolvimento Social dos Cinco Lugares, alargando-se para 53 os associados desta entidade.

Continua na edição impressa do Trevim n.º 1368

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Carlos A. Sêco
Carregar mais artigos em Arquivo
Secção de comentários fechada.

Veja também

Editorial – O Trevim em tempos de Covid-19

Ouvir Os tempos que atualmente vivemos tem sido tempos difíceis quer a nível das pessoas q…