Os Baldios da Lousã e os Baldios de Vilarinho foram as duas entidades do concelho contempladas, cada uma, com uma viatura nova para as suas equipas de sapadores florestais. A entrega decorreu numa cerimónia institucional este domingo, dia 17, no Parque Municipal de Exposições, presidida pelo primeiro-ministro António Costa, que se debruçou sobre a necessidade de apostar na prevenção e na profissionalização dos sapadores florestais neste tempo “de ação” pós-incêndios. O ministro das Infraestruturas, Pedro Marques, e o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, também estiveram presentes nesta cerimónia tendo este último apelado para “um consenso nacional em torno da Floresta”, independentemente da alternância dos governos.

“Com o reequipamento destas 44 equipas, continuamos a conceder uma grande prioridade aos sapadores florestais. Em agosto, tínhamos equipado 20 novas equipas de sapadores. Iremos nos próximos dois anos aumentar o número de equipas, de forma a que no final de 2019 tenhamos 1500 efetivos. É um esforço financeiro grande que começou a ser desenvolvido muito antes das tristes ocorrências do ano, quando começámos a reforma da floresta que faz parte do programa do Governo”, informou o titular da pasta da Agricultura.

Capoulas Santos, que entregou a primeira viatura há 17 anos atrás, considerou a evolução tecnológica e de equipamentos “impressionante”. “Estou certo que, com uma viatura destas, a produtividade no trabalho aumentará várias vezes”, frisou.

Continua na edição impressa do Trevim n.º 1368

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Márcio Carinhas
Carregar mais artigos em Arquivo
Secção de comentários fechada.

Veja também

ADFP quer móveis trazidos por refugiados sírios

Ouvir Após os 18 meses em que esteve acolhida pela Fundação ADFP, de Miranda do Corvo, no …