A sede da Cooperativa Trevim desvendou, na manhã do dia 11, novos traços e novas cores, originários da mão de Onofre Varela, um “amigo da casa” como foi repetidamente qualificado pelos presentes. A exposição de Caricatura, obras criadas para ilustrar pacotes de açúcar dos cafés Delta, apresenta figuras incontornáveis da cultura, pensadores e pintores, repartidas em duas colecções de uma dezena cada.

No momento inaugural, envolvidos no cheiro a café e num ambiente familiar repleto de partilhas, José Oliveira – artista e amigo – repetiu palavras recentes de Nuno Markl via Instagram: “Hoje conheci pessoalmente o Onofre Varela, e todo o país devia conhecê-lo. Cartoonista, autor de BD, ilustrador, designer, cronista, contador de histórias, tem uma carreira longa e onde toda a gente encontrará algo de reconhecível”.

Os participantes deleitaram-se com as caricaturas pintadas em guache aguarelado com o traço final tão próprio de Varela em lápis de cor e grafite.

Até 8 de dezembro, esta exposição estará visitável, nas instalações do Trevim.

A produção da exposição é da ARGO – Associação Artística de Gondomar, que esteve representada na inauguração por Albertino Valadares, presidente da direção.

 

Patrícia Carvalho

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Carlos A. Sêco
Carregar mais artigos em Arquivo
Secção de comentários fechada.

Veja também

Editorial – O Trevim em tempos de Covid-19

Ouvir Os tempos que atualmente vivemos tem sido tempos difíceis quer a nível das pessoas q…